segunda-feira, 7 de maio de 2018

Espírito da verdade dará testemunho de Mim

       Disse Jesus aos seus discípulos: «Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. Disse-vos estas palavras para não sucumbirdes. Hão-de expulsar-vos das sinagogas; e mais ainda, aproxima-se a hora em que todo aquele que vos matar julgará que presta culto a Deus. Procederão assim por não terem conhecido o Pai, nem Me terem conhecido a Mim. Mas Eu disse-vos isto, para que, ao chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo tinha dito» (Jo 15, 26 - 16, 4a).
         O Evangelho continua a apresentar-nos a "catequese" de Jesus sobre o Espírito Santo.
        Ele vai partir, mas não nos deixa órfãos, envia-nos, de junto de Deus Pai, o Espírito Santo.
       O Espírito Santo procede do Pai, e por isso, tal como Pai, também o Espírito dará testemunho de Jesus. É o Paráclito, o Defensor, o Espírito da verdade. Vem para iluminar, para esclarecer, para revelar o que já antes Jesus comunicara. Nesse sentido Jesus dirá aos Seus discípulos que não têm de temer, Ele estará presente pelo Espírito Santo, nem precisarão de se preocupar com o que hão-de dizer, quando forem levados à presença das autoridades, o Espírito falará neles e por eles. Esta certeza renova a esperança dos discípulos.
       Mas também os discípulos são chamados a testemunhar Jesus Cristo...

Sem comentários:

Enviar um comentário